História de Martin Luther King Jr



 Martin Luther King Jr


  • Nascimento: 15 de Janeiro de 1929 / Falecimento: 04 de Abril de 1968
  • Nacionalidade: Estadunidense
  • Cônjuge: Coretta Scott King
  • Função: Pastor, ativista

Martin nasceu em Atlanta, Geórgia, Estados Unidos. Filho de Pastor da Igreja Batista. Em 1951 formou-se em Teologia e logo em seguida assume a função de Pastor. Em 1953 é realizado seu casamento com Coretta.

Nos Estados Unidos, os negros viviam em uma situação de segregação racial, principalmente nos estados do sul, onde os negros deveriam ocupar os últimos lugares do ônibus separado dos brancos. Mas Martin não ficou parado quanto a esse grande problema, ele começou sua luta contra essa desigualdade.

Uma mulher negra, foi multada e detida por ocupar o lugar reservado para pessoas brancas, mas Martin apoiou um protesto onde os negros passaram a caminhar quilômetros a caminho do trabalho, causando prejuízo as empresas de transporte. Então a Suprema Corte dos Estados Unidos declarou inconstitucional a segregação nos transportes públicos, o que foi a primeira grande vitória de Martin.

Grupos racistas como o Ku Klux Klan ficaram irados com os movimentos contra a segregação dos negros, e atacavam com violências os participantes.

Martin estudou sobre as formas de protesto pacífico de Gandhi. Em 1957 participou da fundação da Conferência da Liderança Cristã do Sul, que organizaria o ativismo em torno da questão dos direitos civis. Ele organizou e liderou marchas para conseguir o direito de votar, o fim das discriminações em geral e outros direitos civis básicos.

Em 1963 ele fez seu importante discurso intitulado "Eu tenho um sonho" que descreve uma sociedade, onde negros e brancos possam viver juntos e harmoniosamente. Essa marcha reuniu aproximadamente 250 mil pessoas. Em 1964 foi criada a Lei dos Direitos Civis que garantia a igualdade entre negros e brancos, e Martin recebeu o Prêmio Nobel da Paz.

Martin foi morto em Memphis, Tennessee, Estados Unidos em 1968, por um tiro enquanto descansava na sacada de um hotel.

Frases de Martin Luther King Jr:

"O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons."
"Se um homem não descobriu nada pelo qual morreria, não está pronto para viver."
"Se não puder voar, corra. Se não puder correr, ande. Se não puder andar, rasteje, mas continue em frente de qualquer jeito."
"Eu tenho um sonho. O sonho de ver meus filhos julgados por sua personalidade, não pela cor de sua pele."

Compartilhe essa história com seus amigos!




Comentários